A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia Alarcón e o filho, que é menor de idade, desembarcaram nesta quarta-feira (16) em Brasília, após conseguirem visto diplomático com o governo brasileiro.
Os dois foram transportados de Lima a Brasília por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O governo do Peru concedeu salvo conduto para que mãe e filho pudessem deixar a embaixada brasileira em direção ao aeroporto de Lima.
Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, os dois obtiveram asilo diplomático, com base em uma convenção assinada pelo Brasil e o Peru, em 1954.
“A senhora Alarcón e o seu filho obtiveram, em 15/4, a concessão de asilo diplomático, nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, assinada em Caracas, em 28 de março de 1954, da qual ambos os países são parte. Nos termos do Artigo XII da mencionada Convenção, o governo do Peru outorgou as garantias e o salvo conduto correspondente, permitindo que a Senhora Alarcón e o seu filho pudessem deixar o território peruano, com destino ao território brasileiro”, destacou o Itamaraty.
O governo brasileiro informou ainda que a ex-primeira-dama do Peru e o filho passarão “pelos procedimentos necessários para sua regularização migratória no Brasil”.
Nadine é esposa de Ollanta Humala, que foi presidente do Peru de 2011 a 2016.
Os dois foram condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e o governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.