Ouvindo...

Evento com deputado mineiro e influenciador tem confronto com a PM e três crianças feridas

Encontro no bairro São Geraldo, na região Leste de BH, terminou com confusão entre PM e participantes

Três crianças ficaram feridas durante confusão envolvendo militares da Polícia Militar e público que se aglomerou na rua Maracá, no bairro São Geraldo, região Leste de Belo Horizonte, por causa da presença de um influenciador da capital que foi fazer a entrega de um carro a um seguidor, que teria sido premiado em uma rifa.

O encontro teria sido promovido pelo influenciador Nino Abravanel, que conta com mais de 3,6 milhões em uma de suas contas nas redes sociais. Ele estava no encontro acompanhado do deputado estadual Bim da Ambulância (Avante), que distribuiu camisas para o público.

PM hostilizada por participantes

Segundo a PM, militares da Rotam foram acionados após denúncia via 190 de possível homicídio no local, e presença de pelo menos 15 homens armados em cima de lages.

Ao chegar no bairro São Geraldo para checar a informação, militares se depararam com uma multidão aglomerada diante de uma residência. A PM ao observar que não houve comunicação de um encontro tão grande de pessoas em via pública, classificou o ato como ‘evento clandestino’.

Mais viaturas foram acionadas para dar reforço aos militares, que foram cercados pelas pessoas. Neste momento, militares teriam pedido para que o público se afastasse e algumas pessoas foram abordadas para averiguação.

Militares que atenderam a ocorrência relataram que começaram a ser hostilizados, e objetos começaram a ser arremessados contra eles. Neste momento, um tiro de borracha teria sido dado, e uma granada de efeito moral chegou a ser lançada.

Após a tentativa de conter a multidão, foram levadas aos policiais três crianças, sendo uma menina e um menino de 4 anos de idade, e outra menina de 8 anos, com escoriações.

Todas elas foram atendidas na UPA Leste com ferimentos leves nas pernas, e foram liberadas.

Rifa de carro

O influenciador estava entregando um carro da Volkswagen, modelo Nivus 2025, para um de seus seguidores. O veículo pode custar de 120 à 170 mil reais.

Apesar de ter participado, deputado nega que seja responsável pelo encontro

Bim da Ambulância esteve no evento, distribuindo camisas estampadas com o próprio nome. Após a entrega, o parlamentar participou de uma festa feita pelo influenciador.

Nas redes sociais, o deputado registrou vários momentos do encontro, onde aparece ao lado do influenciador, e interage com o público que se aglomerou.

A polícia afirma que tanto Nino Abravanel, quanto Bim da Ambulância, são organizadores do evento. Procurado pela reportagem, o deputado nega ser organizador, e diz haver um mal-entendido.

“Um mal entendimento, uma interpretação equivocada por parte da polícia atribuindo a um encontro com seguidores e fãs de um influenciador que sou amigo, por coincidência, também tenho seguidores em comum e está prestigiando esse momento de contato com as pessoas. Houve aglomeração sim, o que veio obstruir a via pelo volume de fãs, infelizmente teve uma ação policial no mesmo quarteirão, 50 metros do lado, numa residência, e a presença da polícia dispersou o pessoal e trouxe um certo desconforto em uma ação deles na outra residência. Não teve evento nenhum. E colocando ainda que eu promovi, sendo que em momento algum eu divulguei que eu estaria no evento”, disse à reportagem.

Apesar disso, minutos antes do início do encontro, o deputado fez uma postagem no Instagram dizendo que estava indo a um entrega ao lado influenciador. Ele mostra o carro que será entregue, mas não fala qual o endereço que acontecerá tal premiação.

Mas imagens, não é possível identificar pessoas armadas.

Caminhonete apreendida

No mesmo dia do evento, enquanto se deslocava, o deputado ainda teve uma caminhonete apreendida pela polícia, e registrou tudo nas redes sociais. Em entrevista à Itatiaia, Bim diz que havia uma multa pendente no sistema dos órgãos de trânsito, apesar de já ter sido quitada.

“A questão da camionete é que foi pago os documentos dela, porém tinha uma multa anterior à quitação dos documentos que não libera atualização no sistema e não era do nosso conhecimento”.

Influenciar e deputado dizem não ter presenciado confusão

Nesta segunda-feira (7), Nino Abravanel comentou a situação em vídeo postado nas redes sociais, após repercussão na imprensa. Ele afirma que teve de tudo no encontro.

“Ontem teve de tudo, rapaziada. Teve entrega, teve tiroteio, teve gente invadindo loja, polícia, fuga. Agora está todo mundo no jornal, está todo mundo ligando ali no Bim.”

Momentos depois, Nino postou outro vídeo dizendo que não queria falar sobre o assunto, mas que não presenciou nenhum tiro, nem ninguém ferido no encontro. Terminou dizendo que não viu nada, e não sabia de nada.

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o evento não foi licenciado.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Leia mais