Ouvindo...

Caiado prega direita unida e diz que candidatos vão se unir no 2° turno em 2026

Governador de Goiás é um pré-candidatos à presidência da República que apoia Bolsonaro na disputa, apesar da inelegibilidade

Presente na manifestação convocada para a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (06), o governador de Goiás e pré-candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado (União) aposta em uma união da direita em torno do candidato de oposição que for melhor colocado nas eleições de 2026. Segundo ele, o foco do pleito será derrotar o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Zema diz que direita chegará unida em 2026

Leia também

Segundo Caiado, o cenário para 2026 ainda é incerto devido à situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado inelegível até 2030 e prestes a ser julgado por tentativa de golpe de Estado. No entanto, o acordo costurado na direita é para que as candidaturas que estão se lançando, como a dele, se fortaleçam já prevendo a derrota judicial do ex-presidente.

“Como ele [Bolsonaro] está enfrentando esse processo judicial, todos nós vamos buscar alicerçar a direita conservadora no país. Quando chegar lá, você não estaria numa batalha sem ter quem pudesse enfrentar o PT”, avaliou.

Ao lado de Caiado estavam outros presidenciáveis da direita, incluindo o governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador goiano admite que o pleito deve ficar fragmentado sem a presença do ex-presidente, mas garante que a candidatura melhor avaliada pelo eleitorado terá apoio dos demais.

“Todo mundo, num primeiro turno, tem as suas peculiaridades partidárias. Quando chegar no segundo turno. Todo mundo se junta”, disse Caiado.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais