Presente na manifestação convocada para a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (06), o governador de Goiás e pré-candidato à presidência da República, Ronaldo Caiado (União) aposta em uma união da direita em torno do candidato de oposição que for melhor colocado nas eleições de 2026. Segundo ele, o foco do pleito será derrotar o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais:
Segundo Caiado, o cenário para 2026 ainda é incerto devido à situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado inelegível até 2030 e prestes a ser julgado por tentativa de golpe de Estado. No entanto, o acordo costurado na direita é para que as candidaturas que estão se lançando, como a dele, se fortaleçam já prevendo a derrota judicial do ex-presidente.
“Como ele [Bolsonaro] está enfrentando esse processo judicial, todos nós vamos buscar alicerçar a direita conservadora no país. Quando chegar lá, você não estaria numa batalha sem ter quem pudesse enfrentar o PT”, avaliou.
Ao lado de Caiado estavam outros presidenciáveis da direita, incluindo o governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador goiano admite que o pleito deve ficar fragmentado sem a presença do ex-presidente, mas garante que a candidatura melhor avaliada pelo eleitorado terá apoio dos demais.
“Todo mundo, num primeiro turno, tem as suas peculiaridades partidárias. Quando chegar no segundo turno. Todo mundo se junta”, disse Caiado.