Com a construção de cinco novas escolas e a reforma de outras 29 instituições de ensino, a prefeitura de Nova Lima lançou, na noite desta segunda-feira (17), o programa “Escola Modelo”.
Na cerimônia de lançamento, no Teatro Municipal, em entrevista à Itatiaia, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), afirmou que 10 mil alunos serão beneficiados com as melhorias no sistema educacional da cidade. "É um grande investimento em educação através de uma Parceria Público-Privada (PPP) que a gente lança o programa Escola Modelo, onde iremos reformar, ampliar e modernizar todas as unidades próprias da nossa educação e ainda, sim, ampliar nossa capacidade com a construção de cinco escolas”, declarou.
Segundo ele, o programa irá mudar o processo de gestão “no que diz respeito à infraestrutura e serviços de apoio à educação”. O prefeito explica que agora o serviço passará a ser classificado por desempenho. “A partir do momento que uma diretora abre um chamado para trocar uma maçaneta, uma lâmpada, uma coisa que parece simples, mas que hoje é traumático no dia a dia de uma escola... A partir dessa concessão, a concessionária tem um prazo limite para realizar a troca, senão ela tem o faturamento dela afetado”, detalhou.
O prefeito destacou ainda outras melhorias que serão incrementadas com a implementação do projeto. “Belo Horizonte é uma grande inspiração, pois possui uma concessão no mesmo modelo, só que a concessão de BH contemplou a criação, a construção de novas UMEIs e tem dado muito certo. O nosso [modelo] além da construção das novas escolas, abarca também toda a nossa rede já existente, com um conceito muito forte de escola acessível; sustentável, com reutilização de água da chuva e utilização de energia escolar; escola inovadora com laboratórios para as crianças; segura, onde a gente vai ter uma guarita e, acima de tudo, escola referência”, explicou.