Ouvindo...

Maria Elizabeth toma posse como presidente do Superior Tribunal Militar

Ministra, que é mineira, é a primeira mulher a presidir a Corte

A ministra Maria Elizabeth foi empossada nesta quarta-feira (12) como a presidente do Superior Tribunal Militar (STM).

A Corte tem a atribuição de julgar eventuais crimes praticados por militares.

Primeira mulher a integrar a Corte, a ministra Maria Elizabeth, indicada em 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou a primeira mulher a presidir o STM.

A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, incluídos os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Leia também

Como é de praxe, os presidentes dos poderes não discursaram no evento, que ocorreu no Teatro Nacional de Brasília.

CURRÍCULO DA MINISTRA MARIA ELIZABETH

Natural de Belo Horizonte (MG), Maria Elizabeth é bacharel em Direito pela PUC-Minas e tem mestrado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

A ministra também é doutora em Direito Constitucional pela UFMG e fez pós-doutorado em Direito Constitucional na Universidade Clássica de Lisboa.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.