Ouvindo...

Lula diz ser contra combustível fóssil, mas admite dependência financeira do petróleo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nesta segunda-feira (24) durante um evento da Petrobras em Rio Grande (RS)

Presidente Lula durante discurso em evento da Petrobras, nesta segunda-feira (17)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta segunda-feira (24) a necessidade de investir na transição energética, mas defendeu a exploração de petróleo, uma vez que, no entendimento dele, o Brasil precisa dos recursos oriundos do combustível fóssil para investir em alternativas menos poluentes.

Lula intensificou nas últimas semanas a defesa da exploração de petróleo na Margem Equatorial, na Foz do Amazonas. O Ibama ainda não autorizou a Petrobras a iniciar os estudos na região.

“Eu sou contra o combustível fóssil, quando a gente puder prescindir dele. Enquanto a gente não puder, a gente tem que ter porque é o dinheiro da Petrobras que vai ajudar a gente a fazer revolução na transição energética. É com o dinheiro do petróleo que a gente vai conseguir fazer o biocombustível, o etanol, o hidrogênio verde e outras coisas mais”, afirmou Lula.

Leia também

O discurso foi feito durante um evento da Petrobras, no terminal portuário de Rio Grande (RS), onde a estatal anunciou a compra de quatro navios para o transporte de derivados do petróleo na costa brasileira.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.