Ouvindo...

Oposição na ALMG critica vídeo de Zema comendo banana com casca: ‘governador-comédia’

Na postagem, feita nesta quarta-feira (12), o governador, em tom irônico, sugeriu o consumo de banana com casca para “economizar” diante da alta dos preços

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Deputados da oposição do governo de Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) usaram o plenário e as redes sociais para criticar o gesto do governador. Nesta quarta-feira (12), o chefe do Executivo publicou um vídeo irônico comendo uma banana com casca para criticar a disparada de preços dos alimentos.

Na publicação, Zema diz que quando o valor aumenta, a alternativa “ajuda” a economizar dinheiro. “Não fica tão bom quanto a banana pura, mas dá para encarar nestes tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funcionar. Um abraço a todos e a todas”, disse o governador.

Em resposta, durante o Plenário da ALMG, parlamentares do bloco Democracia e Luta, oposição ao governo, desaprovaram o ato do governador.

Leia também

  • O deputado Cristiano Silveira (PT) chamou Zema de “governador-comédia” e, em discurso, disse que a política está “virando um circo”. “Para tentar fazer uma crítica ao governo do presidente Lula, ele [Zema] utiliza das coisas mais bizarras. Gente, não entendo. Sinceramente, não quero acreditar que o povo de Minas Gerais tá aplaudindo esse tipo de ato. A postura de governador não pode ficar banalizando, ridicularizando esse tipo de coisa para gravar um videozinho”, declarou.
  • O deputado Doutor Jean Freire (PT) fez uma sugestão irônica ao governador. Fazendo uma possível alusão aos alimentos consumidos por Zema, ele sugeriu o consumo de: figo-da-índia, pequi e mandacaru. “Estamos aqui para traçar políticas públicas, para debater, dentro da linha do que é correto, não é para postar vídeos. Parece que o governador está cada vez mais nessa onda”, disse em Plenário.
  • O deputado Leleco Pimentel (PT) encerrou a fala na ALMG dizendo que gostaria de oferecer uma fruta ao governador “que ele coma com casca e tudo”. “Acho que vai ser o pequi, em homenagem ao Serrado. Quero que ele coma sem ferir a boca com os espinhos e chegue até o cocô, que é uma especiaria de um gosto tão profundo, mas o que está por fora é o respeito que ele deve ter para com os mais pobres”, disse.
  • A deputada Lohanna França (PV), nas redes sociais, escreveu que Zema autorizou o aumento de 300% no próprio salário, mas deixou “banana para o povo de Minas Gerais”.
  • Jean Freire (PT), no seu perfil do Instagram, afirmou que “chega a dar azia” ter que “enfrentar o governo Zema”.
  • Marquinho Lemos (PT), escreveu que Zema “não cansa de desrespeitar os mineiros”.
  • Professor Cleiton (PV), disse que Zema, “o governador milionário”, mostrou sua “generosidade”. “Para os ricos, bilhões em isenções. Para ele mesmo, um belo aumento de 300%. E para o povo? Uma banana... com casca!”.

Crítico do governo Lula, Romeu Zema usa frequentemente as redes sociais para criticar ações ou medidas que considera negativas. O governador do estado acumula mais de 1,6 milhão de seguidores.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.