Pela primeira vez, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), afirmou que que vai atuar junto com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para derrubar os vetos do presidente Lula (PT) ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag).
Leite disse que está “100%" fechado com o governador na estratégia de derrubada dos vetos. As declarações foram dadas durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, após solenidade de abertura dos trabalhos legislativos em 2025.
“Primeiro, eu já disse ao governador, que ele conta comigo 100% para trabalharmos juntos na derrubada dos vetos, especialmente um veto que diz respeito aos financiamentos privados internacionais. Este, de fato, é um veto que nós temos que trabalhar com muita força para derrubar, porque ajuda Minas Gerais”, disse o chefe do parlamento mineiro ao ser questionado pela Itatiaia sobre o tema.
O emedebista fez questão de destacar que o Propag, mesmo que os vetos não sejam derrubados, é melhor que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
“Independentemente deste veto, mesmo que ela não caia, o Propag, na forma que está, é infinitamente melhor do que o Regime de Recuperação Fiscal”, acrescentou.
Estratégia do Governo Zema pra derrubar vetos de Lula
Integrantes do Governo Zema disseram que vão começar a colocar em prática, nesta semana, a estratégia para convencer deputados federais da bancada mineira na Câmara a derrubar os vetos do presidente Lula ao Propag. O secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN), disse que a equipe econômica do Executivo já preparou um material informativo para ser apresentado aos parlamentares.
Como a Itatiaia já notificou, em outra frente, Minas vai se unir a um grupo de governadores para atuar junto aos presidentes da Câmara e do Senado para que os vetos sejam colocados em pauta no Congresso Nacional. Além de Romeu Zema, governadores do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e de Goiás já criticaram publicamente os vetos de Lula.