O governo de Minas informou nesta terça-feira (21) que a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto (Novo), vai deixar a pasta para assumir a Presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A saída de Luísa já era especulada desde o início desta semana.
De acordo com o Executivo municipal, a mudança tem como principal objetivo “promover as adequações necessárias para viabilizar a adesão de Minas ao Propag”. De autoria do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), o programa de renegociação das dívidas dos Estados foi sancionado na semana passada pelo presidente Lula (PT).
Ainda segundo a nota enviada pelo governo, “Luísa Barreto terá como missão adotar medidas de valorização da empresa, em busca de uma justa avaliação de valor (valuation) para uma eventual federalização ou privatização. A Codemig, que tem a Codemge como acionista majoritária, é a empresa com o maior valor do governo estadual e, portanto, principal ativo para ser utilizado para abatimento da dívida de Minas com a União, com o objetivo de possibilitar a adesão ao Propag”.
Luísa Barreto vai assumir a presidência da Codemge nas próximas semanas, após finalizar o período de transição de sua sucessão. A atual chefe de gabinete da Seplag, Sílvia Caroline Listgarten Dias, será a nova secretária da pasta.