Ouvindo...

O que o Brasil pode esperar de Trump? Especialista analisa relação de Lula com novo governo dos EUA

Mesmo sem ter ido formalmente à cerimônia de posse nesta segunda-feira (20), o presidente Lula parabenizou o republicando dizendo que a história dos dois países é marcada pela “cooperação”

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira (20) como 47⁠º presidente dos Estados Unidos. Alguns políticos brasileiros, incluindo os deputados federais Nikolas Ferreira (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL), marcaram presença na cerimônia que aconteceu em Washington, porém, o presidente Lula (PT), não compareceu à cerimônia.

Mesmo ausente, Lula publicou nas redes sociais um cumprimento, em nome do governo brasileiro, ao republicano. De acordo com ele, a relação entre os dois países é marcado por uma trajetória de cooperação “fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.

Como a eleição de Trump afeta o Brasil?

Mesmo com uma ligação mais forte entre Trump e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), na avaliação de Osvaldo Deon, professor de Ciências Políticas, há “vozes mais moderadas”, nos dois países, interessadas em “manter um excelente relacionamento entre Brasil e Estados Unidos”.

“Isso que devemos prestar atenção. Os interesses brasileiros em primeiro lugar porque alguém precisa dizer: ‘Brasil em primeiro lugar’, pois este é o ponto mais importante”.
Osvaldo Neon, cientista política.

Ele alega, no entanto, que o Brasil precisa reconhecer a “importância dos EUA, não só para os mercados, mas também pelos valores e tradições compartilhadas entre os dois países”.

Ameaças e declaração de torcida marcam início da relação entre Lula e Trump

Leia também

Ainda sobre a relação entre Donald Trump e Lula, Osvaldo Deon alerta que é importante manter os olhos em Marco Rubio, nomeado pelo republicano como Secretário de Estado. “Ele tem uma visão de América Latina muito diferente daqueles que vivem na Costa Leste, então é importante reparar como ele irá levar a política externa dos Estados Unidos para os países latinos”, declarou.

Nascido em Miami, Marco Rubio é filho de cubanos, mas é crítico ao sistema político de Cuba. Ele é o primeiro latino a ocupar o cargo.

Assista à cerimônia de posse

A Itatiaia transmitiu a cerimônia de posse de Donald Trump com comentários da equipe de política e também do professor Osvaldo Deon. Confira:


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.