Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira (20) como 47º presidente dos Estados Unidos. Alguns políticos brasileiros, incluindo os deputados federais
Mesmo ausente,
Como a eleição de Trump afeta o Brasil?
Mesmo com uma ligação mais forte entre Trump e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), na avaliação de Osvaldo Deon, professor de Ciências Políticas, há “vozes mais moderadas”, nos dois países, interessadas em “manter um excelente relacionamento entre Brasil e Estados Unidos”.
Ele alega, no entanto, que o Brasil precisa reconhecer a “importância dos EUA, não só para os mercados, mas também pelos valores e tradições compartilhadas entre os dois países”.
Ameaças e declaração de torcida marcam início da relação entre Lula e Trump
Durante a campanha eleitoral, o
presidente Lula chegou a declarar torcida para a adversária de Trump, a democrata Kamala Harris , afirmando que uma eventual vitória da ex-vice-presidente seria “mais seguro” para fortalecer a democracia estadunidense.Quando a vitória de Trump foi confirmada, no entanto,
Lula parabenizou o republicano dizendo que o mundo “precisa de diálogo e trabalho conjunto”.Em dezembro do ano passado, após a eleição, o
empresário chegou a ameaçar taxar os Brics, grupo no qual o Brasil faz parte, em até 100 % caso o bloco tentasse “barrar” o domínio da moeda estadunidense. Em outubro de 2024, a presidente doNovo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff , criticou o “uso do dólar como arma” pelos EUA.O presidente
Lula (PT), manifestou apoio à proposta do grupo de criação de uma moeda comum entre os países membros para a substituição do dólar.- Nesta segunda-feira (20), Lula cumprimentou, em nome do governo brasileiro, o presidente estadunidense pela posse. Nas redes sociais, ele disse estar certo de que poderá “seguir avançando” na parceria entre os dois países no comércio, ciência, educação e cultura.
Ainda sobre a relação entre Donald Trump e Lula, Osvaldo Deon alerta que é importante manter os olhos em Marco Rubio, nomeado pelo republicano como Secretário de Estado. “Ele tem uma visão de América Latina muito diferente daqueles que vivem na Costa Leste, então é importante reparar como ele irá levar a política externa dos Estados Unidos para os países latinos”, declarou.
Nascido em Miami, Marco Rubio é filho de cubanos, mas é crítico ao sistema político de Cuba. Ele é o primeiro latino a ocupar o cargo.
Assista à cerimônia de posse
A Itatiaia transmitiu a cerimônia de posse de Donald Trump com comentários da equipe de política e também do professor Osvaldo Deon. Confira: