Ouvindo...

Médicos descartam possibilidade de sequela e dizem que Lula ‘está bem’

Estado de saúde do presidente foi atualizado nesta manhã após cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma na nuca

Dr. Robero Kalil Filho deu detalhes sobre a saúde do presidente Lula

Os médicos que acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cirurgia emergencial realizada nesta terça-feira (10), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, descartaram a possibilidade de que o petista tenha sequelas causadas pelo procedimento. De acordo com o novo boletim médico, atualizado nesta manhã, Lula ‘está bem, consciente e se alimentando normalmente’

Leia mais: Ministro de Lula diz que presidente já dava sinais de que não estava bem

O presidente passou por uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma localizado na nuca - craniotomia. Os exames realizados apontaram hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro.

“O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias”, disse o médico Roberto Kalil Filho, que acompanha a saúde do presidente desde a queda sofrida por Lula no Palácio da Alvorada.

Leia também

Ainda segundo a equipe médica, o procedimento realizado é considerado simples e a previsão é que Lula se recupere sem a possibilidade de desenvolver sequelas.

“Provavelmente, ele vai ficar alguns dias no hospital, terá alta e retorna para Brasília. A gente fez o procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro, então ele fica sem sequela, o cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão”, avaliou Kalil.

A previsão é que Lula fique internado pelas próximas 48h e siga para Brasília somente na próxima semana, quando estará livre para viajar.

“E o tempo de internação, se tudo correr bem, como está correndo, ele deve retornar à Brasília no começo da semana. Próxima semana, provavelmente. Tudo depende dessa evolução. Então, um dia mais, um dia menos, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília, na semana que vem”, finalizou Kalil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio