Ouvindo...

Projeto que adia pagamento do IPVA para fevereiro avança na ALMG

O PL foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e mantém as três parcelas do pagamento

Para ser aprovado, o PL precisa conseguir, ao menos, 39 votos favoráveis

O projeto que adia o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais para fevereiro do ano que vem já pode ser votado em plenário.

O projeto de lei (PL) 1336/2015, de autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), foi aprovado nesta quarta-feira (27) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Agora, o texto irá para seguir para a votação em primeiro turno no plenário. Para ser aprovado, o PL precisa conseguir, pelo menos, 39 votos favoráveis. Se avançar, o projeto será reavaliado pela FFO e retorna para o voto em segundo turno dos deputados.

Leia também

O PL prevê originalmente a cobrança do imposto entre os meses de março e maio, conforme o final das placas dos veículos. Porém, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou a proposta e considerou que a diferenciação de datas para o vencimento do IPVA poderia violar o princípio da isonomia, especialmente no primeiro ano de aplicação.

A CCJ recomendou o imposto a partir do mês de fevereiro de cada ano, em cota única ou em até seis parcelas mensais consecutivas.

Já o texto recomendado pela FFO mantém a cobrança para fevereiro, mas limita o parcelamento em até três vezes mensais, proposta pelo relator Zé Guilherme (PP).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.