O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou nesta segunda-feira (25) para o presidente eleito no Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela
vitória eleitoral, confimada no último domingo (24). Durante a conversa, Lula se comprometeu a participar da reunião de Cúpula do Mercosul, que acontece no dia 6 de dezembro, em Motevideu.
Segundo o Palácio do Planalto, na conversa entre com o presidente Orsi, Lula também aproveitou para mandar um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica.
Orsi vai substituir Luis Lacalle Pou, o presidente de centro-direita que deixa o poder em 2024. Durante a campanha, o presidente eleito ganhou o apoio do ex-presidente Pepe Mujica que,
mesmo com a saúde fragilizada, participou de comícios e fez campanha para que Yamandú, que também é um político de esquerda, tivesse sucesso.
Durante a conversa entre Lula e Orsi, o presidente brasileiro prometeu visitá-lo, assim como Pepe Mujica.
Retorno das viagens
A viagem do presidente ao Uruguai marca a retomada de agendas internacionais desde que Lula
se acidentou no Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro, e precisou levar 5 pontos na cabeça.
Por recomendação médica, o presidente precisou cancelar ao menos
quatro participações que teria em encontros internacionais: a ida à Rússia para a Cúpula dos Brics; para a Colômbia, onde participaria da Conferência das Nações Unidas para a Biodiversidade (COP 16), em Cali; em Baku, no Azerbaijão, onde participaria para da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 29; e em Lima, Peru, onde participaria da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
Participe dos canais da Itatiaia: