Ouvindo...

Com votos contrários da própria base, Zema sofre dura derrota e tem veto derrubado na ALMG

O deputado de oposição, professor Cleiton (PV), afirma que movimentação foi um recado da base para o governador

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

Por unanimidade, os deputados estaduais derrubaram o veto 14/2024 do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na tarde desta quarta-feira. O veto foi derrotado por 51 a 0.

A oposição afirma que Zema vetou um artigo que foi incluído pelos deputados na Assembleia. Os parlamentares ressaltam que a intenção da alteração era evitar que o Estado tivesse autorização para conceder reajustes diferentes para categorias profissionais que atuam nas escolas. Os parlamentares garantem que a intenção é que os salários dos profissionais não fiquem defasados em relação a esfera federal.

O Governo de Minas discorda da oposição. Segundo o Estado, as alterações feitas no texto poderiam criar uma espécie de gatilho para que toda vez que um reajuste for concedido na esfera federal, o estado seja obrigado automaticamente a concedê-lo aos profissionais de educação em Minas Gerais.

Leia também

Segundo os parlamentares de oposição, as alterações no texto foram feitas em acordo com parlamentares governistas. No entanto, após a aprovação do primeiro, a oposição afirma que foi surpreendida com o veto do governador.

Nesta quarta-feira, após um acordo, os parlamentares da própria base de Zema votaram contra o governador.

O deputado de oposição, professor Cleiton (PV), afirma que isso foi recado da base para o governador.

“Eu acho que é um recado claro para o governo da insatisfação de muitos deputados da base, após a posição do governo durante as eleições municipais. De vídeos que o governador gravou, sem nenhuma orientação, inclusive apoiando a base aqui dos deputados, gente da oposição dos mesmos. (...) Inclusive o que aconteceu aqui em Belo Horizonte, no segundo turno, quando o governador faz aceno para um partido e deixa um dos grandes partidos da casa, o PSD, sem o apoio dele”, explica.

A oposição classificou a derrubada do veto como um acerto da Assembleia Legislativa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.