Ouvindo...

Moraes intima Marçal a prestar depoimento sobre uso do X em até 24 horas

Segundo a decisão, a Polícia Federal ‘identificou intensa atividade nos últimos dias a partir do dia 2 de outubro de 2024'

Pablo Marçal

O ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo, a prestar depoimento em até 24 horas por uso do X durante a proibição do aplicativo no Brasil. Em decisão, o ministro disse que há indícios de “abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação”.

“A conduta de PABLO HENRIQUE COSTA MARÇAL, em tese, caracteriza abuso do poder econômico e no uso indevido dos meios de comunicação, sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade”, escreveu Moraes.

Segundo a decisão de Moraes, a Polícia Federal “identificou intensa atividade nos últimos dias a partir do dia 2 de outubro de 2024. Na madrugada e na manhã deste dia, 5 de outubro de 2024, foram postados diversos vídeos de uma corrida em campanha eleitoral”.

Leia também

Desde o bloqueio do X, em 30 de agosto, a Polícia Federal tem monitorado o uso ilegal da ferramenta. Moraes estabeleceu multa para quem utilizasse a plataforma durante a suspensão.

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.