As eleições municipais do Brasil acontecem no próximo domingo (6) e, nesses dias que antecedem a votação, é importante que os eleitores estejam atentos a documentação necessária para exercer o direito ao voto. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, sim, é possível votar sem o Título de Eleitor, contudo há a necessidade do cidadão apresentar documento de identidade com foto, seja físico ou digital.
Além do título, os mesários poderão aceitar os seguintes documentos:
- Carteira de identidade
- Passaporte
- Certificado de reservista, para homens que prestaram os serviços militares na reserva
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Leia mais:
Qual é a ordem de votação nas eleições 2024? Veja tutorial de votação Eleições 2024: com atuação de mais de 6 mil agentes, PF intensifica segurança durante o fim de semana Eleições 2024: veja horários, o que levar e quais cidades do Brasil podem ter segundo turno
O que é o e-Título?
O e-Título é um aplicativo gratuito que permite aos eleitores acessar o título eleitoral no formato digital. Ele está disponível para baixar em smartphones ou tablets, tanto android como iOS.
Através do aplicativo, você pode:
- Conferir sua zona eleitoral
- Consultar a situação eleitoral
- Emitir a certidão de quitação eleitoral
- Justificar ausência no dia da eleição e após as eleições
- Votar
Para pessoas que ainda não possuem o cadastramento biométrico, é necessário um documento oficial com foto sempre que acessar o aplicativo.
Meu título foi cancelado, o que fazer?
Em caso de título cancelado, o Autoatendimento Eleitoral garante a opção de regularizar seu título eleitoral cancelado. Basta acessar o site, preencher o formulário e enviar os documentos solicitados.
A regularização é importante, pois, com o título cancelado, o cidadão fica impedido de votar.
Clique aqui e veja tudo que você precisa saber sobre o Título de eleitor
*Com informações de Vinícius Michelleto