O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, participa na manhã deste sábado (7 de Setembro) do
Moraes tem sido alvo de críticas após suspender o X, antigo Twitter, no Brasil. A decisão foi tomada após a empresa não pagar multas acumuladas e determinadas pela Corte. Antes, uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou também que o ministro usou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma irregular para embasar decisões dele mesmo contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das “fake news”.
Caso Moraes: Bolsonaro diz que possibilidade de impeachment de ministro do STF é ‘humilhante’ Nunes Marques intima Moraes a dar informações sobre bloqueio do X no Brasil
Além de Moraes, ao menos 30 autoridades estão presentes na cerimônia, incluindo Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa). Também participam do evento os ministros do STF, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin, além dos governadores Eduardo Leite (PSDB) e Ibaneis Rocha (MDB).
O desfile teve início pouco depois das 9h da manhã com a execução do hino nacional e contou com a participação de 30 atletas militares, incluindo Caio Bonfim, medalha de prata na marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Paris. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o desfile cívico será o único compromisso público na agenda do presidente Lula (PT).