Belo Horizonte é palco, neste sábado (7), de celebrações solenes, manifestações populares e atos políticos em decorrência do Dia da Independência. Ao todo, três eventos, diferentes entre si, são esperados para este 7 de Setembro. Confira:
Desfile da Independência
O desfile da Independência, marcado para a manhã deste sábado (7) na avenida Afonso Pena, reúne autoridades e representantes das Forças Armadas e outras entidades e corporações. O desfile das tropas de forças de segurança federais, estaduais e municipais, bem como o de viaturas é realizado entre o cruzamento com avenida do Contorno à rua da Bahia.
Grito dos Excluídos
Tradicional manifestação popular que marca o 7 de Setembro, o “Grito dos Excluídos” completa 30 anos em 2024 e terá, como lema “Vida em Primeiro Lugar”. O ato, organizado por movimentos da sociedade civil e pastorais da Igreja Católica vai acontecer na praça Vaz de Melo, na Lagoinha, região Noroeste de Belo Horizonte. Em seguida, haverá uma caminhada em direção à Praça Sete.
Manifestação contra Alexandre de Moraes
Outro evento marcado para este sábado (7) é o protesto organizado por movimentos bolsonaristas que pedem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participará de um ato na avenida Paulista, em São Paulo, mas aliados organizam mobilizações em outras cidades. Em Belo Horizonte, o ato político está marcado par a manhã, na praça da Liberdade.