Ouvindo...

Eleições em BH: veja o Índice de Popularidade Digital dos candidatos a prefeito

Bruno Engler (PL) e Duda Salabert (PDT) lideram, no primeiro e segundo lugares, a popularidade digital em BH; Tramonte aparece na quinta posição

O IPD final é calculado com base em cinco dimensões: fama, engajamento, mobilização, valência e interesse

Bruno Engler (PL) e Duda Salabert (PDT) lideram, no primeiro e segundo lugares, a popularidade digital em Belo Horizonte (MG).

O IPD é gerado por um algoritmo que analisa 175 variáveis em plataformas como X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google, considerando o período de 1º de julho a 10 de agosto.

Embora seja o principal candidato nas intenções de voto para a prefeitura de BH, Mauro Tramonte (Republicanos) figura apenas na quinta posição em termos de popularidade digital entre seus adversários.

De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IPD), que varia de 0 a 100 e é monitorado diariamente pela empresa de pesquisa Quaest, Bruno Engler (PL) lidera com 70,4 pontos, seguido por Duda Salabert (PDT), com 67,5 pontos.

Leia também

Na terceira posição está Rogério Correia (PT), com 63,2 pontos, seguido por Carlos Viana (Podemos), com 51,3 pontos. Tramonte alcançou 47,5 pontos, enquanto Fuad Noman (PSD), que busca a reeleição, ficou em sexto lugar com 43,9 pontos.

O IPD final é calculado com base em cinco dimensões: fama (quantidade de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.