Ouvindo...

Abaixo-assinado pró-impeachment de Moraes bate 300 mil assinaturas

Manifestantes se queixam de abuso de poder pelo ministro. Citam, por exemplo, a existência de produção ilegal de provas, além de decisões motivadas por vingança

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Um movimento virtual contra Alexandre de Moraes já recolheu 329 mil assinaturas favoráveis ao impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal. A petição pública foi iniciada após a divulgação de mensagens vazadas de assessores dele que apontam o uso não oficial da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relatórios para embasar inquéritos que correm contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.

Os manifestantes se queixam de abuso de poder pelo ministro. Citam, por exemplo, a existência de produção ilegal de provas, além de decisões motivadas por vingança.

O abaixo-assinado está disponível na plataforma Chance.org. A petição tem sido amplamente divulgada por políticos alinhados ao ex-presidente, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-SP). No entanto, não há informações sobre quem é o autor do abaixo-assinado.

Leia também

Um possível processo de impeachment de Alexandre de Moraes, no entanto, não deve ser apresentado neste mês, ficando apenas para setembro. Senadores e deputados críticos ao ministro avaliam que é necessário esperar mais provas contra ele para embasar um eventual pedido.

A prática do gabinete de Moraes já foi avaliada por Jair Bolsonaro, que acredita que o ministro “tem um problema pessoal” com ele. Nesta sexta, o ex-presidente confirmou que vai participar de ato pró-impeachment de Moraes, em 7 de setembro, na Avenida Paulista.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.