Ouvindo...

Lula sanciona a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

A sanção da proposta ocorreu na tarde desta quarta-feira (31), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul

Presidente Lula particiou da celebração de 10 anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (31) da cerimônia de sanção do projeto que cria a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A solenidade ocorreu em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que é a cidade que teve a maior área devastada pelas queimadas que atingem o Pantanal.

Lula realizou um sobrevoo na região pela manhã, para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios no Pantanal.

Pelo projeto sancionado por Lula, o uso do fogo será permitido em determinadas práticas agropecuárias, e em casos de pesquisa científica aprovada a cargo de instituição reconhecida e na prática de prevenção e combate a incêndios, além de cursos de capacitação de brigadistas florestais.

Leia também

As queimadas para agricultura de subsistência não exigem autorização, mas devem seguir acordos prévios e comunicação aos brigadistas florestais. A medida contempla povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares.

A gestão será realizada pelo Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, com caráter consultivo e deliberativo, e contará com a participação de representantes de diversos setores, garantindo a coordenação entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.