Ouvindo...

‘Uma violência contra o país’, diz aliado de Lula sobre postagem racista do Ministério do Esporte

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou a postagem do Ministério do Esporte em alusão aos Jogos Olímpicos de Paris

Deputado Orlando Silva afirmou que projeto das Fake News ficará para 2024

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) classificou como “abjeta e revoltante” a postagem de cunho racista do Ministério do Esporte, em alusão aos Jogos Olímpicos de Paris.

A conta oficial do ministério publicou no X (antigo Twitter) a imagem de um macaco dirigindo um barco com a seguinte mensagem: “todo mundo aguardando o nosso barco”. A postagem foi apagada em seguida.

Orlando Silva, que foi ministro dos Esportes nos governos Dilma Rousseff e Lula, subiu o tom contra a postagem e cobrou uma investigação para responsabilizar os autores da publicação.

“Revoltante! Inaceitável! Abjeta! Inacreditável a publicação racista na página do Ministério do Esporte na abertura dos Jogos de Paris! Uma violência contra nossos atletas e contra nosso país! Acompanharei passo a passo a apuração de responsabilidades e as devidas providências”, afirmou Orlando Silva.

Leia também

O Ministério do Esporte lamentou o episódio e reconheceu que errou “ao publicar uma imagem inadequada” nas redes sociais. A pasta informou que o conteúdo foi deletado devido “à sua conotação insensível e ofensiva”.

A pasta afirmou que irá revisar os processos internos e oferecer treinamento contínuo à equipe para garantir que todas as comunicações futuras reflitam o “compromisso com a justiça social e a igualdade”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.