O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) classificou como “abjeta e revoltante” a postagem de cunho racista do Ministério do Esporte, em alusão aos Jogos Olímpicos de Paris.
A conta oficial
Orlando Silva, que foi ministro dos Esportes nos governos Dilma Rousseff e Lula, subiu o tom contra a postagem e cobrou uma investigação para responsabilizar os autores da publicação.
“Revoltante! Inaceitável! Abjeta! Inacreditável a publicação racista na página do Ministério do Esporte na abertura dos Jogos de Paris! Uma violência contra nossos atletas e contra nosso país! Acompanharei passo a passo a apuração de responsabilidades e as devidas providências”, afirmou Orlando Silva.
O Ministério do Esporte lamentou o episódio e reconheceu que errou “ao publicar uma imagem inadequada” nas redes sociais. A pasta informou que o conteúdo foi deletado devido “à sua conotação insensível e ofensiva”.
A pasta afirmou que irá revisar os processos internos e oferecer treinamento contínuo à equipe para garantir que todas as comunicações futuras reflitam o “compromisso com a justiça social e a igualdade”.