O Conselho de Política Ambiental (Copam) aprovou por 11 votos favoráveis e 1 suspeição a
Um dos conselheiros que votou favorável ao licenciamento, Adriano Nascimento Manetta, classificou a aprovação como histórica e elogiou o parecer apresentado para avaliação.
“Não só registrar o voto favorável, mas também a satisfação de participar deste momento. Na minha visão, é histórico. Ter essa linha do metrô licenciada em âmbito estadual, depois de tantos anos falando dessa obra, da importância para Belo Horizonte. Ninguém conseguiu fazer isso sair do básico e agora está aqui obtendo a licença. A discussão é muito silenciosa porque o parecer foi muito bem feito. Não tem nada pra criticar. É algo importantíssimo e que reflete a qualidade e capacidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado. É algo essencial para Belo Horizonte”, ressaltou o representante da Câmara do Mercado Imobiliário (CMI).
Outro representante que aprovou o licenciamento, Bruno Baeta Ligório, também destacou a importância da obra. "É um marco. Eu gostaria de parabenizar todo Estado por essa conquista”, disse o representante da Sicepot, entidade de classe que representa as empresas de construção pesada em Minas Gerais.
Representantes de entidades como Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Conselhos Engenharia e Agronomia (Crea) e Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), entre outros órgãos.
Processo começou em março
A Fundação Estadual do Meio Ambiente informou que o processo de licenciamento da linha 2 do Metrô Metropolitano foi formalizado no órgão ambiental em 11 de março de 2024, tendo um prazo legal para análise de até seis meses. No entanto, a pasta diz que o projeto é prioritário para o Governo de Minas e para a população de Belo Horizonte.
Por conta disso, o Estado tomou a decisão antecipar a discussão para o mês de julho. Segundo a Feam, a previsão é de que as obras da Linha 2 comecem em setembro de 2024.
“Isso representa um adiantamento em relação aos marcos previstos em contrato, já que, de acordo com o evento, as primeiras obras da Linha 2 deveriam começar 36 meses após a assinatura do contrato, ou seja, em março de 2026", ressaltou a pasta estadual.