Ouvindo...

Governo abre licitação para erguer muralha em torno de presídio em Mossoró

A proposta também inclui a construção de passarelas e torres de vigilância no entorno da penitenciária de segurança máxima que registrou a primeira fuga de detentos da história

Presídio do Mossoró vai passar por reformas para aumentar a segurança

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta quarta-feira (24) uma licitação para reforçar a segurança externa na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O presídio registrou, em fevereiro, a primeira fuga de detentos desde que os presídio de segurança máxima foram construídos no Brasil, em 2006.

Leia também

Conforme o edital, publicado no Diário Oficial da União, a empresa contratada deverá ser especializada em engenharia e que esteja apta para executar as obras de reforço na segurança externa do presídio.

Entre as obras previstas, segundo o documento, estão a construção e reforma de muros, passarelas, torres de vigilância, casa de força e posto de controle. A abertura das propostas acontece no dia 12 de agosto.

Relembre a fuga

No dia 14 de fevereiro, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça conseguiram escapar pelo telhado da penitenciária de Mossoró, dando início a uma fuga que durou 50 dias. A dupla foi recapturada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marabá, no Pará - cidade que fica a 1.600 km de Mossoró.

No geral, as buscas contaram com mais de 500 policiais e se concentram entre as cidades vizinhas Mossoró e Baraúna, ambas no Rio Grande do Norte. A operação custou mais de R$ 6 milhões aos cofres da União.

Há cerca de duas semanas, o Ministério da Justiça confirmou a nomeação de Roderick Ordakowski como novo diretor efetivo da Penitenciária Federal de Mossoró. O caso chegou a ser investigado, mas a participação de agentes penitenciários na facilitação da fuga foi descartada.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio