O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), revelou nesta segunda-feira (15) que três nomes despontam entre os favoritos para a sucessão na Casa. Lira tenta costurar um acordo para fazer o seu sucessor, quando deixar a presidência da Câmara, em 2025.
“Hoje, nós temos três grandes nomes para a disputa da presidência da Câmara, em 2025. Três grandes nomes do mesmo grupo político, do mesmo bloco político. Eu tive o voto dos três nas duas eleições que disputei. Portanto, de minha Justiça, que cada um caminhe, faça suas conversas, e lute pelo objetivo”, afirmou Lira, em entrevista à CNN.
A definição, segundo ele, deverá ocorrer em agosto, na volta do recesso parlamentar. A federação Psol-Rede e o Novo não integram o bloco partidário citado por Lira, que irá costurar um acordo sobre o comando das comissões e o futuro sucessor do presidente da Câmara.
Ainda na entrevista, Lira afirmou que já tratou do tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas garantiu que nenhum nome foi apresentado como favorito.
“Em todas as conversas, ele disse que eu tenho direito de fazer ou tentar fazer o meu sucessor, assim como ele quer fazer o dele, quando deixar a presidência da República”, revelou Lira.