O governo federal publicou nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), uma medida provisória que autoriza um crédito extraordinário de R$ 137,6 milhões para os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Defesa. Os recursos serão destinados ao trabalho de combate aos incêndios e à escassez hídrica que atingem a região do Pantanal.
Conforme publicado, os recursos serão alocados no Departamento de Polícia Federal, ao Fundo Nacional de Segurança Pública, além de ações de combate aos incêndios florestais, com apoio do IBAMA e ICMBIO, e das Forças Armadas. Com este novo aporte, o total de recursos destinados para o enfrentamento da crise no Pantanal ultrapassa R$ 237 milhões.
Parte dos recursos serão utilizados para contratação de brigadistas, aquisição de equipamentos de proteção, pagamento de diárias e locação de transporte, com foco especial nas Unidades de Conservação, incluindo o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e a Estação Ecológica do Taiamã.
Outra parte do dinheiro também será utilizada para para manutenção de viaturas, abastecimento de aeronaves e despesas operacionais, além da aquisição de bens e serviços essenciais para operações de comando e logística na região.