Ouvindo...

Marina Silva culpa ação humana por incêndios no Pantanal

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, revelou, em coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, que a Polícia Federal investiga 18 focos de incêndio que podem ter sido a origem das queimadas no Pantanal

Ministro do Meio Ambiente concede entrevista à Itatiaia; assista ao vivo

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (1) que 85% dos incêndios no bioma Pantanal são em propriedades privadas. A Polícia Federal já identificou 18 focos de incêndio que teriam iniciado a propagação das chamas.

O governo federal irá divulgar um boletim semanal para atualizar a situação do Pantanal. 500 profissionais atuam no combate às chamas no bioma. A ministra Marina Silva culpou a ação humana pelos incêndios. “O que estamos afirmando é que a história de que (o incêndio) poderia ser por descarga de raio, não é. É por ação humana”, afirmou.

Leia também

Marina classificou o cenário no Pantanal como “desolador”. O bioma já registrou, apenas este ano, 2.632 queimadas, o maior número de focos de calor da história, desde que o monitoramento foi iniciado, em 1998, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.