Ouvindo...

CCJ da Câmara aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas

Matéria ainda precisa passar por uma comissão especial e pelo plenário da Câmara; proposta foi aprovada no Senado no dia 16 de abril como uma resposta do Congresso ao julgamento do STF sobre o tema

CCJ da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12), por 47 votos a 17, a Proposta de Emenda que criminaliza o porte e da posse de qualquer quantidade de droga (a PEC das Drogas).

A matéria ainda precisa passar por uma comissão especial e pelo plenário da Câmara. Texto já foi aprovado pelo Senado. A PEC prevê a inclusão da criminalização no artigo da Constituição que trata dos direitos e garantias individuais.

Leia também

A proposta foi aprovada no Senado no dia 16 de abril como uma resposta do Congresso ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê a descriminalização do porte de maconha. Ela inclui na Constituição Brasileira um novo parágrafo, criminalizando a posse e o porte de “entorpecentes e substâncias similares”, independentemente da quantidade.

A distinção entre traficante e usuário, porém, ainda precisará ser definida, com a previsão de penas alternativas e tratamento contra dependência para aqueles que não forem considerados traficantes. Hoje, a lei brasileira não estabelece uma diferenciação clara entre usuário e traficante, cabendo ao juiz do caso determinar a classificação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.