Com diagnóstico de Parkinson, prefeito de Mariana, Celso Cota, anuncia que não disputará reeleição

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito pelo quarto mandato anunciou que vai se retirar da vida pública após três décadas

Celso Cota exerce o quarto mandato como prefeito de Mariana e disse ter sido diagnosticado com doença de Parkinson

O prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (7), que não concorrerá à reeleição nas eleições deste ano. Diagnosticado com doença de Parkinson, o tucano anunciou sua retirada da vida pública após três décadas em uma carta aberta e em um vídeo divulgado em suas redes sociais.

Ele destacou que sua decisão foi tomada por motivos pessoais e de saúde e pediu a compreensão de todos.

“Tem se comentado muito pela cidade, principalmente por parte de alguns concorrentes nossos na política, de que eu passo por um momento difícil na minha vida pessoal em relação à minha saúde. Claro que, muitas falas, são maldosas e pretensiosas, que querem denegrir a nossa capacidade de gestão, coisa que jamais foi abalada. mas tem um fundo de verdade”, afirmou Cota.

O prefeito de Mariana confirmou ter recebido um diagnóstico de princípio de Parkinson, mas que a doença não tem afetado sua capacidade de governar.

“Eu fui diagnosticado com princípio de Parkinson, que é uma doença que te deixa com uma feição um pouco diferente, uma rigidez facial, deixa a gente com uma fala um pouco mais lenta. Mas, graças a Deus, o meu raciocínio continua galopante, criativo, continua prevalecido a sua capacidade de raciocinar, de agir de decidir”, afirmou.

Segundo Cota, ele cumprirá seu mandato até o fim, no dia 31 de dezembro de 2024.

Leia também

Quem é Celso Cota?

Celso Cota exerce o quarto mandato como prefeito da cidade de Mariana. Ele foi eleito pela primeira vez em 2000 e reeleito quatro anos depois. Em 2012, o tucano foi eleito novamente, mas não completou o mandato. À época, ele estava com os direitos políticos cassados e só conseguiu disputar aquelas eleições devido a uma liminar garantida pelo Judiciário.

Em 2013, com a cassação da decisão judicial, Celso Cota deixou a Prefeitura de Mariana, que foi ocupada pelo seu vice, Duarte Junior, que estava à frente do Executivo municipal quando ocorreu o rompimento da barragem da Samarco, localizada no município.

Com os direitos políticos restabelecidos, Celso Cota foi novamente candidato e venceu as eleições em 2020, em meio à pandemia de covid-19, tendo seido eleito com 42% dos votos, para o seu quarto mandato.


Participe dos canais da Itatiaia:

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.

Ouvindo...