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Ministério da Saúde e INCA lançam campanha contra o tabagismo

A campanha lançada nesta quarta-feira (29) tem o objetivo de promover mudança de comportamento e proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco

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O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançaram uma campanha nesta quarta-feira (29) que tem o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre os riscos à saúde do consumo de tabaco, incluindo a utilização de cigarros eletrônicos.

A iniciativa, que antecede o Dia Mundial Sem Tabaco de 2024, em 31 de maio, tem como tema a “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”.

Segundo dados do IBGE, 16,8% dos estudantes de 13 a 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% nos de 13 a 15 anos e 22,7% nos de 16 e 17 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) de 2019. Houve ainda aumento dos escolares de 13 a 17 anos que declararam o consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, subindo o percentual de 5,6% em 2013, para 6,8% em 2019.

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O Ministério da Saúde detalhou que a campanha visa promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor. “Focar nas crianças é crucial, pois são especialmente vulneráveis e representam o futuro. Ao educá-las e fortalecê-las contra a pressão do tabagismo, investimos na saúde de amanhã. Além disso, ao envolver as crianças, impactamos suas famílias e comunidades, ampliando nosso alcance na prevenção do tabagismo”, destacou o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.


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Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.