Ouvindo...

Papa Leão XIV canoniza primeiros santos da Venezuela em missa no Vaticano

Ao total, foram sete novos santos canonizados neste domingo (19) na Praça São Pedro, sendo três mulheres

Diversos fiéis venezuelanos acompanharam a canonização dos primeiros santos do país.

A Igreja Católica ganhou sete novos santos neste domingo (19). O papa Leão XIV presidiu a celebração eucarística com o rito de canonização na Praça São Pedro, no Vaticano.

Entre os novos santos, estão dois latino-americanos: o médico José Gregorio Hernández e a freira Carmen Rendiles, os primeiros venezuelanos proclamados santos.

Em Caracas, capital da Venezuela, o momento foi de grande emoção para os fiéis, que se reuniram durante a madrugada para acompanhar a transmissão da cerimônia diretamente do Vaticano.

Além dos dois venezuelanos, também foram canonizados o italiano e ex-satanista Bartolo Longo, o primeiro santo de Papua-Nova Guiné, Peter To Rot, o bispo armênio Ignazio Choukrallah Maloyan e as freiras italianas Vincenza Maria Poloni e Maria Troncatti.

Como ocorre a canonização?

Para ser considerado santo e ser canonizado pela Igreja Católica, é necessário cumprir três condições:

  • Ter realizado, pelo menos, dois milagres;
  • Ter falecido há, no mínimo, cinco anos;
  • Ter seguido e vivido os preceitos cristãos.
Leia também

O médico venezuelano canonizado neste domingo nasceu em 26 de outubro de 1864, em Isnotú, no estado de Trujillo. Hernández, que se formou em Medicina em 1888, fundou a Academia Nacional de Medicina e foi um dos responsáveis por combater a epidemia de gripe espanhola, que matou cerca de 1% da população da Venezuela.

Considerado “milagroso” pelos pacientes, o médico realizava consultas gratuitamente para os mais pobres e, muitas vezes, arcava com o custo dos medicamentos.

A primeira santa da Venezuela, a freira Carmen Elena Rendiles, nasceu em 1903 sem o braço esquerdo e morreu em 1977. Ela foi responsável pela fundação da Congregação das Servas de Jesus.

*** Com informações de AFP.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.