Ouvindo...

Dirceu diz que recebeu ‘com tranquilidade’ decisão do STF que anulou pena da Lava Jato

O ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu (PT) se manifestou nesta terça-feira (21) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou a condenação no âmbito da Operação Lava Jato

José Dirceu já foi deputado federal e presidente nacional do PT

O ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que “recebeu com tranquilidade” a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que extinguiu a pena relacionada à Operação Lava Jato. Na decisão, proferida nesta terça-feira, a maioria dos ministros entendeu que a condenação de Dirceu por corrupção passiva a 8 anos e 10 meses de prisão prescreveu e ele não pode ser mais punido pelo crime.

Dirceu teve o mandato de deputado federal cassado em 2005, sob acusação de participação no esquema do Mensalão. Em nota divulgada nesta terça-feira, Dirceu afirmou que foi retirado da vida política sem provas. “Tive o meu mandato cassado por razões políticas e sem provas. Sofri processos kafkianos para me tirar da vida política e institucional do País”, afirmou.

Leia também

Com a decisão do STF, Dirceu ficará elegível e poderá participar de eleições. O político afirmou, no entanto, que só decidirá no ano que vem se irá disputar novas eleições. Dirceu disse que irá ajudar o PT e os partidos de esquerda a eleger o maior número de candidatos nas eleições municipais deste ano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.