Ouvindo...

Dias Toffoli nega pedido de prisão contra Alexandre de Moraes

A ação foi protocolada pela família de Cleriston da Cunha, conhecido como “Patriota”, preso pelo 8 de janeiro. O homem morreu na prisão da Papuda, em novembro de 2023, após passar mal enquanto tomava sol

O ministro Dias Toffoli, do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou uma petição que pedia a prisão de Alexandre de Moraes.

A ação foi protocolada pela família de Cleriston da Cunha, conhecido como “Patriota”. Cunha morreu na prisão da Papuda, em novembro de 2023, após passar mal enquanto tomava sol. Ele estava preso por envolvimento nos atos do 8 de janeiro. A queixa-crime atribuía a Moraes as práticas de abuso de autoridade, maus-tratos, tortura e prevaricação.

A família apontou em sua representação um parecer favorável à soltura emitido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) dois meses antes do falecimento de Cunha, além de laudos médicos que apontavam problemas de saúde.

Leia também

A manifestação da PGR não chegou a ser analisada por Moraes. O ministro é relator da ação dos atos do 8 de janeiro.

Toffoli, por sua vez, afirmou que pedido de liberdade provisória não garantiria necessariamente sua soltura ou prisão domiciliar, e não preveniria a morte do homem:

“O juízo hipotético que se realiza (se A tivesse acontecido, então B não teria acontecido) deve ser rigoroso, sob pena de se incorrer responsabilização criminal a partir de nexo causal especulativo. Ora, mesmo que tivesse sido apreciado o pedido de liberdade provisória, (1) não necessariamente teria sido revogada ou concedida a prisão domiciliar e, ainda, (2) não necessariamente teria sido evitado o falecimento de Cleriston.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.