Vinte e três milhões de brasileiros, pelo menos, ainda não entregaram a declaração de imposto de renda em 2024 — a menos de 29 dias do encerramento do prazo, que acaba em 31 de maio, segundo a Receita Federal. Até a manhã de quinta-feira (2), cerca de 20,3 milhões de declarações foram enviadas ao órgão. O número representa 47% das 43 milhões de declarações que a Receita Federal espera receber até o fim do prazo.
Os contribuintes que não entregarem as declarações até 31 de maio serão obrigados a pagar uma multa no valor mínimo de R$ 165,74. Também devem ter atenção aqueles contribuintes que precisarem pagar impostos após a apresentação da declaração: eles podem optar pelo débito automático com vencimento em primeiro de maio; o valor pode ser parcelado em até oito vezes.
Até o início deste mês, a Receita Federal ainda não revelou quando começarão a ser pagos os lotes de restituição aos contribuintes. O primeiro lote contemplará prioritariamente as pessoas maiores de 80 anos, maiores de 60 anos com deficiência ou doenças graves e que têm o magistério como principal fonte de renda.