Autoridades do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security) prenderam um ex-vereador mineiro denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2021. Ele estava foragido.
De acordo com informações do MPMG, Valdeci Passos Soares, que já ocupou uma cadeira de vereador na cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequinhonha, foi denunciado em 2021 por tráfico de drogas, acusado de manter, em um depósito de sua casa, mais de 1kg de maconha, munição e uma pistola calibre 9mm. O material foi encontrado e apreendido em 27 de agosto daquele ano, durante uma operação de busca e apreensão.
Segundo a Promotoria, Valdeci fugiu da cidade com sua esposa — que trabalhava na Prefeitura de Novo Cruzeiro — e seus quatro filhos.
De acordo com o MP, informações deram conta de que, primeiro, o ex-vereador e sua família foram para Sorocaba, no interior de São Paulo e, depois, ele viajou com a esposa e o filho mais novo para os Estados Unidos.
“Segundo apurado, o homem, também conhecido como “Calango”, era um dos líderes do narcotráfico na região. Ele, inclusive, conforme as investigações, utilizava-se de veículos oficiais para a prática criminosa”, diz o MPMG.
Após a constatação da fuga, a Promotoria de Justiça de Novo Cruzeiro pediu a prisão preventiva de Valdeci e, mais tarde, a Polícia Militar incluiu sem nome na Lista Vermelha da Interpol.
O ex-vereador foi identificado pela PM morando na cidade de Sacramento, na Califórnia, de onde fugiu até ser encontrado, em situação irregular, na cidade de Sandy, no estado de Utah. Ele deverá ser deportado pelas autoridades norte-americanas.