O governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (2) o envio de equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde para o Rio Grande do Sul para auxiliar nos resgates e ações humanitárias aos atingidos pelas
Os bombeiros militares que seguem para a região Sul são especializados em busca e salvamento em enchentes e inundações e devem permanecer por pelo menos uma semana na missão.
Na tarde desta quinta-feira, o número de mortos vítimas do temporal que atingiu o estado gaúcho subiu para 24. Ainda segundo a Defesa Civil, 21 pessoas estão desaparecidas, sendo oito em Candelária, seis em Encantado, uma em Passa Sete, quatro em Roca Sales e duas em São Vendelino.
Operação de reforço
Serão 28 militares do Corpo de Bombeiros transportados tanto por viaturas terrestres quanto por aeronaves. O avião Cesna Caravan, da SES-MG, tem previsão de decolagem do aeroporto da Pampulha às 15h30 desta quinta-feira (2), levando parte da equipe, e conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas. A previsão de chegada ao Rio Grande do Sul é no final da tarde desta quinta.
Uma segunda aeronave, um helicóptero do modelo Eurocopter AS350 Ecureuil, conhecido como Esquilo, decola na sexta-feira (3) pela manhã, da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento. A previsão de chegada é na tarde desta sexta-feira.
O restante da equipe, em deslocamento por terra, parte da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, às 14h30 desta quinta-feira (2), e deve chegar ao destino final na noite da sexta-feira (3).