O papa Francisco recebeu, na manhã deste sábado (27) no Vaticano, a ex-presidente Dilma Rousseff. Trata-se de um reencontro. Em 2013, Dilma foi a primeira chefe de Estado a se encontrar com papa Francisco após ele assumir o posto, quando ele esteve no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.
“Bem-vinda! Que prazer revê-la!”, disse o pontífice, segundo o “Vatican News”, veículo que cobre a rotina do papa.
A visita de Dilma foi na condição de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) dos Brics. A ex-presidente brasileira presenteou o Papa com o livro “Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade”, de Ademir Pereira dos Santos.
Por sua vez, Francisco deu de presente a Dilma alguns de seus documentos, como a encíclica “Laudato si’” e a exortação apostólica “Laudate Deum”, e uma escultura em bronze com as escritas “amar” e “ajudar”.
Ao final do encontro, o Pontífice disse: “Reze por mim, que eu rezo pela senhora”.
Após a visita, Dilma publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) a seguinte mensagem: “É sempre uma alegria estar com o Papa Francisco, amigo do Brasil e um homem profundamente comprometido com os destinos da humanidade. Falamos sobre os grandes desafios da humanidade: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas”.