Após passar 2023 sem visitar Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (13) de sua segunda agenda no estado em pouco mais de um mês.
A equipe do governo federal sairá de Brasília e seguirá de aeronave oficial para Araxá, cidade do Alto Paraíba, que fica a cerca de 1 hora do município de Serra do Salitre, na região do Triângulo Mineiro.
Na cidade mineira, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, Lula vai participar da
Lula estará acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).
O governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), também participam do evento no Triângulo Mineiro.
Demanda por fertilizantes
O novo complexo vai adicionar cerca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes de fosfato anualmente ao agronegócio do país. A produção vai representar 15% do total de fertilizantes usados.
Atualmente, o Brasil está distante de ser autossuficiente em fertilizantes. Os produtos são importados, por exemplo, de países como Rússia e Ucrânia.
No início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em 2022, o agronegócio brasileiro chegou a temer o desabastecimento e sofreu com alta de preços durante a importação dos produtos, o que provocou um efeito cascata no setor.
Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura brasileira são importados, ao custo de US$ 25 bilhões anuais. Na avaliação do governo federal, esse dinheiro deixa o Brasil e gera lucros e empregos no exterior.
O governo Lula tem metas para reverter este cenário. Por isso, criou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). O objetivo é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atender entre 45% e 50% da demanda interna.
Segundo o governo federal, a unidade produtiva inaugurada em Serra do Salitre reduzirá a dependência de importações.
A planta é do grupo EuroChem que é líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, que atua no Brasil desde 2016.
Esta é a primeira unidade de mineração da EuroChem fora do continente europeu e contou com investimento de US$ 1 bilhão.
Bastidores da visita
A Itatiaia apurou que inicialmente a agenda em Serra do Salitre seria apenas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ex-PSDB, Alckmin é considerado um nome respeitado por representantes de setores ligados a economia.
Interlocutores petistas defendem que a visita é uma sinalização da importância dada pelo Presidente Lula ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira.
Investimentos no setor e visitas como essa podem apontar uma tentativa de Lula se reaproximar do agronegócio brasileiro, que nas últimas eleições presidenciais, demonstrou forte apoio ao então candidato Jair Bolsonaro (PL) e em outros nomes ligados ao campo da direita.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.