A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planeja enviar o novo projeto de concessão da BR 381 ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de março. A proposta original foi alterada pelo Ministério dos Transportes e está sento revisada pela Agência.
Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Minas Gerais, em fevereiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou a retirada dos lotes 8A e 8B no projeto de concessão. O trecho de 31,4 quilômetros, entre Belo Horizonte e Caeté, deve ficar sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O governo decidiu assumir a duplicação depois da falta de interesse da iniciatva privada que culminou no 3º leilão deserto para a rodovia. Um dos principais problemas, além do risco geológico pelo traçado da região, é o número de desapropriações no local.
Segundo a ANTT, a equipe técnica da Superintendência de Concessão da Infraestrutura está trabalhando na readaptação dos estudos e edital, seguindo as diretrizes enviadas pelo Ministério dos Transportes. De acordo com a Agência, a expectativa é enviar os documentos reestruturados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de março.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.