O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se defender sobre as acusações de que teria tramado um possível golpe de Estado enquanto estava no poder. Segundo ele, o Estado de Sítio é um dispositivo constitucional. Se um presidente pensa em usá-lo de forma legal, “isso não é crime”.
“O Estado de Sítio começa convocando os Conselhos da República e da Defesa, incluindo autoridades políticas. Nada disso foi feito, sequer o primeiro passo foi dado. São dispositivos constitucionais. Se um presidente da República estivesse pensando em usar qualquer dispositivo de forma legal, isso não é crime”, disse Bolsonaro à CNN Brasil, nesta quarta-feira (28), ao chegar a um hospital para nova bateria de exames.
No último domingo (25), Bolsonaro promoveu ato em sua defesa na Avenida Paulista, em São Paulo. Durante seu discurso, ele negou qualquer tentativa de golpe e rebateu as acusações contra ele. “Golpe é tanque na rua, nada disso foi feito no Brasil”, afirmou o ex-presidente.
Bolsonaro mencionou a minuta de decreto de Estado de Defesa que tem sido utilizada como base da acusação contra ele. “Golpe usando a Constituição? Tenha santa paciência!”, afirmou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.