Ouvindo...

Times

Bolsonaro depõe na PF sobre suposta importunação a uma baleia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta o sétimo depoimento à Polícia Federal desde que deixou a Presidência da República. Desta vez, Bolsonaro será ouvido no inquérito apura uma suposta importunação a uma baleia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta terça-feira (27), na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, no âmbito do inquérito que apura a suposta importunação intencional a uma baleia jubarte. O depoimento estava previsto para 7 de fevereiro, mas foi adiado para esta terça-feira. O episódio teria ocorrido em junho de 2023, quando Bolsonaro passeava de jetski, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

O IBAMA acusa Bolsonaro de gravar um vídeo pilotando a moto aquática e se aproximando da baleia, em uma distância aproximada de 15 metros do animal. A tendência é a de que Bolsonaro preste esclarecimentos sobre o episódio. O ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM) e advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, também é ouvido pela Polícia Federal.

A legislação brasileira considera infração administrativa contra o meio ambiente o “molestamento intencional” e a pesca de baleias no país. Quem desrespeitar a lei, pode ser condenado a até cinco anos de prisão, receber multa e até perder a embarcação.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais