Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem dos Concursos: Candidatos terão biometria coletada

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta sexta-feira (23) que o chamado Enem dos Concursos recebeu o maior número de inscrições da história, com mais de 2 milhões de candidatos

Os candidatos que irão realizar as provas do Concurso Público Nacional Unificado, chamado de Enem dos Concursos, terão a biometria coletada no momento da entrega do cartão de confirmação para realizar o certame. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (23), realizada na sede do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em Brasília. “Nós vamos coletar a digital de todos os candidatos, quando eles forem preencher o cartão de confirmação, vai ser coletada a digital, esse exame grafológico de todos eles. Depois, os candidatos, quando aprovados, vamos conferir um por um, em uma atuação conjunta com a Polícia Federal, nós vamos fazer a conferência se a identidade da pessoa que fez a prova é a mesma de quem está, efetivamente, sendo chamado para tomar posse”, detalhou o coordenador-geral de logística do concurso, Alexandre Retamal.

A Polícia Federal será a responsável por fazer a checagem da biometria, no momento em que os aprovados forem chamados para assumir os cargos. “Estamos querendo fazer o mesmo procedimento com diploma e toda a documentação que deverá ser apresentada”, revelou Alexandre Retamal.

Os cartões de confirmação com os locais das provas serão divulgados em 25 de abril, na página do candidato. “Tem que entrar na página da inscrição, com sua senha, sua conta, para poder confirmar o local da prova. Caso não tenha recebido até o final de abril, entre em contato por meio do 0800 ou pela própria página das inscrições para ter os locais da prova confirmados”, explicou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

As provas do ENEM dos Concursos serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades. Serão 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. O certame recebeu 2.144.435 inscrições, o maior número da história. Do total, 600.875 terão direito a isenção.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais