Ouvindo...

Zema lamenta morte de Abilio Diniz: ‘colaborou muito para o país’

Empresário paulista morreu aos 87 anos, vítima de complicações causadas por uma pneumonite

Zema em entrevista a Abilio Diniz em maio de 2023, na CNN Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do empresário Abilio Diniz, neste domingo (19). Em uma publicação em seus perfis em redes sociais, o governador mineiro disse ter recebido a notícia de falecimento com grande tristeza e prestou solidariedade à família e amigos do empresário, a quem chamou de “amigo” e “grande gestor”.

Zema disse, ainda, que Abilio Diniz colaborou muito para que o país se desenvolvesse e gerasse empregos.

“Com grande tristeza recebi a notícia do falecimento do Abilio Diniz. Meus sentimentos à família e amigos desse grande gestor que colaborou muito para o país se desenvolver e gerar empregos. Que seu exemplo de vida e de trabalho continue a inspirar gerações. Descanse em paz amigo”.

Leia também

Abilio Diniz morre aos 87 anos

Um dos empresários brasileiros mais influentes das últimas décadas, reconhecido pela liderança à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e por participações em grandes empresas do varejo como Carrefour Brasil, Casas Bahia, Ponto Frio, Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) e também na BRF, Abilio Diniz morreu neste domingo (18).

O empresário paulista estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória, em função de uma pneumonite. A informação foi confirmada pela assessoria de Diniz à Itatiaia.

Ele era torcedor fervoroso do São Paulo Futebol Clube, praticava esportes e estava à frente de um programa de entrevistas na CNN Brasil, além de dar aulas na FGV-SP.

Abilio nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936, era casado e deixou cinco filhos. Quatro dos seus herdeiros são do primeiro casamento, em 1960, com Maria Auriluce Falleiros: Ana Maria, João Paulo ( falecido em 2022, vítima de infarto), Adriana e Pedro Paulo. Do segundo casamento, com a economista Geyze Marchesi, nasceram Rafaela e Miguel.

Em 2023, Abilio virou presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF, e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. E também era sócio majoritário das Casas Bahia, por meio da controladora Globex S/A.

O empresário deixou o Pão de Açúcar com quase 80 anos, mas, em vez de se aposentar e curtir a vida, o pai de seis filhos comprou uma parcela relevante no Carrefour – tanto na filial brasileira, quanto no global – e embarcou no desafio de tocar a BRF, empresa na qual possui quase R$ 2 bilhões investidos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.