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Trump aplica tarifaço de 40% nos relogios suícos de luxo Rolex e Patek Phillipe

Chocolates e os relógios mais caros do mundo ficarão ainda mais inflacionados para o povo americano

Relogios suícos de luxo Rolex e Patek Phillipe

Se o Ministro da Fazenda Fernando Haddad, lamenta o cancelamento de sua reunião virtual com o Secretário do Tesouro Americano Scott Bessent, que havia sido marcada pra essa quarta-feira, ele pode se deitar no ombro da presidente da Suíça Karin Keller Sutter que perdeu sua viagem a Washington.

Confira detalhes com Valdir Barbosa…

Amigas e amigos do Agro!

Assim que o presidente Donald Trump estabeleceu uma tarifa de 39% sobre vários produtos suíços incluindo os relógios de luxo, a presidente da suíca embarcou para os Estados Unidos onde se encontrou com o Secretário de Estado Marco Rubio.

Entre os assuntos discutidos estiveram na pauta a cooperação bilateral, próprio pacote de tarifas imposto aos suiços de 39%. E tudo ficou no 0x0, sem alteração de números. O governo suíço contava com uma taxa de 10% apenas.

Grandes empresários do país afirmam categoricamente que se não houver uma reviravolta nessa tarifa, a indústria que atua no comércio americano pode entrar num colapso absoluto. Inclui-se nesse grupo a indústria de relógios, máquinas industriais, queijos e chocolates.

Os Estados Unidos são grandes clientes dos luxuosos relógios Rolex, Patek Phillipe, Brietling e outras variadas marcas.

Trump mexeu também no acordo já feito com a União Europeia, que havia recebido tarifa de 15%. Em contrapartida os europeus se comprometem a investir 600 bilhões de dólares na economia americana até o fim de seu mandato, além da compra de 750 bilhões em energia.

Trump quer garantia total desses investimentos ou então, ele vai cobrar tarifa de 35% sobre os automóveis europeus, já deixando os fabricantes alemães com o nariz torcido.

Itatiaia Agro

Valdir Barbosa

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Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.