Primeiro presidente petista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma declaração em homenagem ao aniversário de 44 anos do Partido dos Trabalhadores, neste sábado (10), e através das redes sociais afirmou ser necessário a sigla retornar às origens — apelo corriqueiro neste ano de eleições municipais. Lula também citou a importância do combate às notícias falsas e garantiu que a legenda mudou a história do país.
“Temos que avançar ainda mais, mas sem esquecer de onde viemos. Retornar às raízes, ao mesmo tempo, em que nos renovamos para vencer novos desafios da era digital. É preciso percorrer de novo o Brasil, ocupar as ruas, conversar com as pessoas nos bairros, igrejas, locais de trabalho, movimentos sociais, universidades”, escreveu o petista que, neste segundo ano de mandato, decidiu intensificar as viagens pelo país e tratá-las como prioridade.
Na longa postagem publicada nesta manhã, Lula ainda escreveu que o partido está rejuvenescendo. ”E assim mostrar àqueles que de tempos em tempos anunciam a morte do PT, que nós estamos mais vivos do que nunca. E cada vez mais jovens”, pontuou.
No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima. Mas por trás daquela bandeira improvisada havia uma determinação muito sólida: mudar a história deste país. E nós mudamos. O PT nasceu enfrentando a ditadura. E ajudou o Brasil a vencer a ditadura. O…
— Lula (@LulaOficial) February 10, 2024
O Partido dos Trabalhadores festeja aniversário ocupando novamente a presidência da República após seis anos afastado do cargo mais importante do país. A sigla alcançou o posto pela primeira vez em 2002, quando Lula, à época com 57 anos, derrotou José Serra, candidato do PSDB, no segundo turno da eleição presidencial com 61,27% — naquele ano, Lula foi derrotado apenas em Alagoas.
Foi também neste primeiro governo que o PT enfrentou uma de suas maiores crises com o escândalo do Mensalão. A ele se seguiram a operação Lava Jato, o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a prisão de Lula.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.