Em meio a explosão de casos de dengue no Brasil em 2024, o governo federal inaugura neste sábado (03) o Centro de Operações de Emergência contra a dengue (COE Dengue), em Brasília. O espaço será dedicado para atuação do Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios na busca por estratégias de vigilância contra a doença. Segundo o governo, o trabalho integrado que será realizado no COE Dengue permite dar mais agilidade ao monitoramento e análise do cenário epidemiológico no país.
Em 2024, até o momento, o país registrou 262.247 casos prováveis de dengue e 29 óbitos confirmados pela doença. Os dados são do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. Distrito Federal, Acre e Minas Gerais são as unidades da federação com a maior incidência de casos de dengue a cada 100 mil habitantes no Brasil.
O COE Dengue será inaugurado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Logo após a inauguração, a ministra tem um encontro com os prefeitos e representantes da saúde de todas as capitais do país. Na reunião, que será virtual, o ministério vai tentar alinhar estratégias junto às capitais e também deve receber demandas específicas dos gestores municipais sobre os desafios do combate à dengue.
Vão atuar no COE Dengue servidores do Ministério da Saúde e de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos Conselhos Nacionais de Secretários (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.