Ouvindo...

brasileiros detidos na Venezuela passarão por audiência na terça-feira (23), diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quinta-feira (18), que os 18 brasileiros foram presos na Venezuela pela prática de garimpo ilegal

A decisão foi tomada pelo Itamaraty

Os 18 brasileiros que foram presos na Venezuela pela prática de garimpo ilegal, passarão por audiência na próxima terça-feira (23). Segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores, nesta quinta-feira (18), os 18 brasileiros, entre os quais duas mulheres, foram detidos pela Guarda Nacional Bolivariana, na fronteira da Venezuela com a Guiana, em novembro de 2023. O grupo foi conduzido para a cidade de San Félix, na Venezuela, onde aguardará o julgamento.

O Itamaraty informou que a embaixada brasileira acompanha o caso, oferecendo assessoria jurídica aos detidos. A representação brasileira na Venezuela foi instruída pelo Itamaraty a visitar os presos e verificar as condições de encarceramento, além de buscar mais detalhes sobre o processo. A audiência, que deveria ter sido realizada na terça-feira (16) foi adiada para a próxima terça (23). Na ocasião, segundo o Itamaraty, o Vice-Cônsul da Embaixada deverá, novamente, se deslocar à cidade de San Felix para acompanhar o caso.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu com o chanceler Mauro Vieira, na quarta-feira (17), no Palácio do Itamaraty, para tratar da situação de 18 brasileiros que estão detidos na Venezuela. O ministro detalhou, em uma publicação nas redes sociais, que todos são maranhenses. “Seguiremos acompanhando o caso e dando toda a ajuda possível”, afirmou Juscelino Filho.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.