A Força Aérea Brasileira( FAB) instaurou uma investigação, nesta sexta-feira (12), para apurar as causas do acidente com um helicóptero que caiu na cidade de Paraibuna, no litoral de São Paulo, provocando a morte de quatro pessoas, incluindo o piloto e os passageiros. A aeronave estava desaparecida há 12 dias. As buscas, integradas pela FAB desde a segunda-feira (01/01), envolveram duas aeronaves, que realizaram 135 horas de voo. Os trabalhos serão conduzidos por membros do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o CENIPA.
Os investigadores irão coletar e confirmar dados, além de atuar para a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação. A conclusão do inquérito não tem um prazo definido, uma vez que, segundo a FAB, dependerá da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Ainda segundo a FAB, o CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.