Ouvindo...

8 de janeiro: Pacheco anuncia a remoção das grades em volta do Congresso

Estruturas foram instaladas após os atos de 8 de janeiro de 2023; decisão foi revelada durante discurso no evento ‘Democracia Inabalada’

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participou nesta segunda-feira (8) do evento “Democracia Inabalada,” que marca um ano dos atos de 8 de janeiro. Evento ocorreu no Salão Negro do prédio do Legislativo do Congresso Nacional.

Durante seu discurso, Pacheco afirmou que os Poderes estão atentos aos que considera “traidores da pátria” e contra a “minoria que deseja tomar poder ao arrepio da Constituição”. Além disso, anunciou a retirada das grades no entorno do Congresso, que foram instaladas após os ataques e permaneceram no local. Embora não tenha especificado uma data, Pacheco afirmou que o Congresso “será aberto ao povo brasileiro”.

“No dia 8 de janeiro de 2024, um ano após essa tragédia democrática no Brasil, é hora de abrir o Congresso Nacional para o povo brasileiro. Remover essas barreiras que cercam o Congresso Nacional, para que todos compreendam que esta é a casa deles, a casa do povo, a casa de representantes eleitos, onde as decisões moldam o rumo do Brasil”, afirmou o presidente do Congresso.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ministros do governo e do STF, além de governadores e parlamentares. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estava previsto para comparecer, mas alegou um problema de saúde na família e não participou.

Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.
Leia mais