Ouvindo...

TSE propõe regulação do uso de Inteligência Artificial nas eleições de 2024

Corte eleitoral elaborou normas para evitar a propagação de notícias falsas nas disputas municipais deste ano

Uso de IA nas campanhas para vereador e prefeito será regulado pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou normas para regular o uso de inteligência artificial (IA) em propagandas de políticos que vão disputar as eleições municipais em 2024. O objetivo é evitar a propagação de notícias enganosas e disciplinar o uso da tecnologia no pleito.

Na quinta-feira (04), o órgão divulgou uma minuta em que propõe normas para alterar a resolução que trata sobre propaganda eleitoral. Uma das normas determina que o uso da tecnologia deveria estar atrelado a um aviso “explícito e destacado” de que o conteúdo foi “fabricado ou manipulado e qual tecnologia foi utilizada”.

O político ou partido que descumprir a regra proposta está sujeito à detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de uma multa.

Outra norma também sugere a proibição de conteúdos “sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados” e que tenham potencial de afetar o equilíbrio e integridade do pleito.

Essas e outras propostas que constam na minuta ainda serão discutidas em audiências públicas marcadas para os dias 23 e 25 de janeiro. Antes do debate, a sociedade poderá enviar sugestões sobre o tema para o TSE.

Para ter validade, os documentos precisam ser aprovados pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, o que deve ocorrer até março, prazo limite para definição de regras válidas para as eleições deste ano.

O documento, que ainda pode passar por alterações, foi elaborado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que vai suceder o colega Alexandre de Moraes, no meio deste ano, no comando do TSE.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio